quinta-feira, 27 de maio de 2010

Programação São João de Caruaru 2010

28/05
Forró Quentão
Targino Gondim
Elba Ramalho
Território Nordestino
29/05
Cavaleiros do Forró
Camarão
Flávio José
Silvério Pessoa
Sirano e Sirino
30/05
Zabumba Bacamarte
Heleno dos Oito Baixos
Brucelose
31/05
Banda Caruforró
01/06
Banda Forró Cigano
Banda Matutos do Forró
02/06
Léo Domingos
Adauto Ferreira e Tropeiros do Forró
03/06
Evento Religioso
04/06
Joana Angélica
Santanna
Genaro e Walquiria
Magnificos
05/06
Forró do Moído (Matine)
Banda Alternativa
Assisão
Erisson Porto
Alceu Valença
06/06
Rogéria
Waldonys
Dominguinhos
07/06
Banda Topázill
08/06
Banda Pingo Dágua
09/06
Festival de Bandas
10/06
Élida e Banda
Humberto Bony
Cristina Amaral
11/06
Renilda Cardoso
Amazan
Mastruz com Leite
Banda do Batista
12/06
Forró do Plays (matinê)
Flávio Leandro
Geraldinho Lins
Gilberto Gil
Limão com Mel
13/06
Fábio Carneirinho
Ítalo e Reno
Alcimar Monteiro
14/06
Banda Fogo e Forró
15/06
Banda Cheiro da Terra
16/06
Festival
17/06
Marlene do Forró
Jailson Rosseti
Arreio de Ouro
18/06
Chá de Zabumba
Herbert Lucena
Banda Flor de Mandacaru
Mel com Terra
19/06
Chiclete com Banana(matinê)
Soxote Á
Petrúcio Amorim
Banda Pinga Fogo
Cavalo de Pau
20/06
Didi Caruaru
Dudu do Acordeon
Zé Ramalho
Flávio Wenceslau
21/06
Banda Boneco de Barro
22/06
Rosimar Lemos
Savinho
Fabiana Pimentinha do Nordeste
23/06
Israel Filho
Nando Cordel
Maior Baião do Mundo (Participação:ZELIAN DUNCAM,LENINE,PAULINHO MOSKA,LUIZA POSSI,ORTINHO E JUNIOR BARRETO)
Amigos Sertanejos
24/06
Totonho
Maciel Melo
Capim com Mel
Quenga de Coco
25/06
Os Bianos
Paulinho Leite
Renovação Nordestina
Jorge de Altinho
26/06
Almério
Nordestinos do Forró
Elifas Jr.
Eliane
27/06
Cacimba de Aluá
Trio Nordestino
Novinho da Paraíba
28/06
Calcinha Preta(matinê)
Gilvan Neves
Valdir Santos
Adelmário Coelho
Irah Caldeira
29/06
Aviões do Forró(matinê)
Valmir Silva
Josilda Sá
Calango Aceso

segunda-feira, 24 de maio de 2010

quarta-feira, 19 de maio de 2010

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Rotas Turísticas de Alagoas

Anexo III-Penedo

Toda a zona do município de Penedo no começo foi habitada pelos índios Caetés, que dedicavam-se a agricultura e a pesca graças a sua excelente situação às margens do Rio São Francisco, até que foi colonizada pelos portugueses.

As origens do município de Penedo remontam-se ao século XVI, no ano de 1501 a cidade foi fundada por Duarte Coelho Pereira de Albuquerque, e é considerada uma das principais cidades históricas do Brasil, palco de numerosas batalhas entre Holandeses e Portugueses no decorrer de sua história, pela disputa das terras. Também foi colonizada pelos finlandeses, que introduziram a sauna no Brasil, e sua cozinha está presente nos restaurantes mais importantes da cidade.

Anos mais tarde, em 1636, foi elevada à categoria de Vila e era conhecida como Vila de São Francisco, posteriormente denominada Penedo do Rio São Francisco, nome que provém de uma grande rocha. No ano de 1842 foi elevada a categoria de cidade e começou a ser conhecida com sua atual denominação, Penedo.

Suas principais fontes de rende ao longo de toda a sua história foram a agricultura, especialmente o cultivo da cana-de-açúcar, e a pesca, graças a estar banhada por um dos rios mais importantes de todo o país, o Rio São Francisco.

Atualmente Penedo é uma das cidades mais visitadas do Brasil, onde os turistas encontram no seu rico patrimônio histórico o principal ponto para sua visita. Destacamos especialmente os monumentos localizados no seu Centro Histórico, declarado Patrimônio Histórico Nacional, destacando a Catedral de Nossa Senhora do Rosário, a Igreja Nossa Senhora das Correntes e o conjunto formado pela Igreja Nossa Senhora dos Anjos e pelo Convento São Francisco.

PASSEIO TURISTICO PENEDO

Catedral de Nossa Senhora do Rosário - Penedo - A Catedral de Nossa Senhora do Rosário, conhecida também como Igreja Matriz de Penedo, está situada na Praça Br. de Penedo, Centro Histórico. É uma das principais Igrejas que existem no centro da cidade e ressalta por suas grandes dimensões. Sua construção foi iniciada no ano de 1690 e finalizada a princípios do século XIX. Ao longo de sua história sofreu diferentes restaurações, no ano 1815 demoliram sua fachada principal e edificaram outra em seu lugar. Destaca sua fachada de cor branca, dos lados tem duas altas torres campanário, que se encontram separadas por um bonito frontispício decorado com vitrais franceses. Em seu interior destacamos os arcos de estilo romano e as tumbas greco-romanas.

Igreja Nossa Senhora das Correntes - Penedo - A Igreja Nossa Senhora das Correntes está localizada na Praça 12 de Abril e é considerada uma das Igrejas mais belas de todo o País. Foi construída no século XVIII e no começo foi uma Igreja privada da família Lemos, mais tarde durante o movimento abolicionista foi utilizada como lugar de refúgio pelos escravos. Destaca-se por seu belo frontispício em estilo barroco, em cujos lados se sobressaem suas duas torres campanários de planta quadrada separadas por um belo frontão rematado por uma cruz. No seu interior destacamos seu altar-mor revestido e decorado com peças banhadas a ouro, lugar onde ainda encontra-se a passagem secreta utilizada pelos escravos para poder escapar.

Paço Imperial - Penedo - O Palácio Imperial de Penedo encontra-se localizado na Praça Rui Barbosa, ao lado da Igreja Nossa Senhora dos Anjos e do Convento São Francisco. Foi o lugar onde alojou-se o imperador D. Pedro II na sua visita à cidade no ano de 1859. Atualmente alberga no seu interior um interessante museu.

Igreja Nossa Senhora dos Anjos y Convento São Francisco - Penedo - O conjunto arquitetônico que formam a Igreja Nossa Senhora dos Anjos e o Convento São Francisco foi construído a partir do ano 1660 sobre as ruínas do antigo Forte Nassau e encontra-se na Praça Rui Barbosa. É um edifício com grande valor arquitetônico construído pelos padres franciscanos entre os séculos XVII e XVIII. Sua Igreja em estilo barroco destaca-se pelas pinturas realizadas em ouro que decoram seus altares e pela coroa portuguesa situada em cima da nave principal. O Convento é um dos mais antigos do Brasil e no seu interior encontramos uma bela escultura, o 'Senhor Glorioso'.

Igreja de São Gonçalo Garcia dos Homens Pardos - Penedo - A Igreja de São Gonçalo Garcia dos Homens Pardos foi construída sobre os restos de uma antiga capela dedicada ao mesmo santo em meados do século XVIII, entre o ano de 1758 e 1770, como assim testifica a descrição do seu pórtico de entrada. Destacam suas duas torres campanário em estilo neogótico erguida no final do século XIX, que substituíram as originais, de planta quadrada e rematada em forma piramidal.

Teatro Sete de Setembro - Penedo - O Teatro Sete de Setembro, inaugurado no ano de 1884, foi o primeiro teatro a ser construído no Estado de Alagoas. É sede da Imperial Sociedade Filarmônica Sete de Setembro, título concedido pelo imperador Dom Pedro II.

Museu Finlandês da Dona Eva - Penedo - O Museu Finlandês de Dona Eva encontra-se em um edifício situado à Avenida das Mangueiras. Alberga no seu interior uma importante coleção com mais de mil objetos trazidos de Finlândia no começo do século XX, destacando os belos tapetes, bordados, gravuras, livros e mapas, entre outras coisas. Foi inaugurado no ano de 1982.

Casa de Penedo - Penedo - A Casa de Penedo é um museu dedicado a história da cidade e da vida do Barão de Penedo, conhecido diplomático no Império e na República. Seu interior é sede da Fundação que leva seu nome, fundada no ano de 1992, cujos objetos são o estudo e conservação da memória da cidade.

Baile Finlandês - Penedo - O Baile Finlandês é um dos atrativos culturais com os que conta a cidade de Penedo. Acontece todos os sábados do ano no Club Finlândia, situado à Avenida das Mangueiras. São típicos os bailes e danças ao som de diferentes estilos musicais de variadas procedências, as típicas danças finlandesas, jenkka e letkis, tangos, polcas, samba, rock, entre outras modalidades.

Pequena Finlândia - Penedo - A Pequena Finlândia é um parque temático cultural inaugurado no ano de 1993 na cidade de Penedo. Foi fundada para a conservação e proteção dos bens trazidos desde Finlândia ao município na sua colonização. No seu interior podemos encontrar as reproduções das construções típicas deste país, que são utilizados como locais comerciais onde se pode adquirir seus produtos. Um dos seus edifícios mais visitados é a Casa de Papai Noel de Penedo.

Casa do Papai Noel de Penedo - Penedo - A Casa de Papai Noel de Penedo é um dos edifícios mais visitados da pequena Finlândia e está localizado na Rua das Velas. No seu interior guardam-se interessantes peças artesanais. Em frente à casa tem um anfiteatro onde são realizados diferentes atos culturais durante o ano.

Rio São Francisco O Rio São Francisco, é o terceiro maior rio do Brasil, nasce no Estado de Minas Gerais e desemboca no Oceano Atlântico no Estado de Alagoas, depois de passar pela cidade de Penedo, fazendo fronteira com o Estado de Sergipe. São famosos os passeios em canoas, lanchas e balsas que pode-se realizar por todo o seu longo recorrido. Possui pequenas praias, ilhotas e todo o seu ambiente é um lugar ideal para praticar diferentes tipos de esportes náuticos, destacando a pesca como um dos mais praticados.

Parque Turístico Ecológico de Penedo O Parque Turístico Ecológico de Penedo, PAMTEP, tem uma área de 3.014 hectares localizadas junto ao Parque Nacional de Itatiaia, primeiro parque nacional do Brasil, com o que comparte sua extraordinária variedade de fauna e flora. É um dos lugares mais visitados pelos turistas que chegam à cidade de Penedo, onde se pode realizar rotas de grande beleza por toda sua extensão.





sexta-feira, 7 de maio de 2010

Rotas Turísticas de Alagoas

Anexo II-Maragogi

Maragogi é um município brasileiro do estado de Alagoas. Localizado a 125 km de Maceió, o município localiza-se no Leste Alagoano e no Litoral Norte Alagoano.
Localiza-se a uma latitude 09º00'44" sul e a uma longitude 35º13'21" oeste, estando a uma altitude de 5 metros. Sua população estimada em 2004 era de 24 617 habitantes, a temperatura média é de 27 graus. Sua economia e baseada no turismo, na pesca e na agricultura.

História

Foi criada como vila em 1875, com o nome de Isabel. Mudou o nome para Maragogi no ano seguinte, mesmo nome de um rio que banha a cidade. Em 1892 foi elevada a cidade.
De acordo com dados históricos, a colonização começou quando um sertanejo chegou à região com a família. Ele fugia de uma epidemia e fez uma promessa a São Bento para curar-se. Ao se recuperar, o sertanejo cumpriu o prometido, construindo uma igreja em homenagem ao santo. O local, uma das mais belas praias do município, ganhou o nome do santo, que mantém até hoje. Maragogi tem grande importância na história brasileira. Holandeses e portugueses disputaram suas terras por vários anos. Mas foram os moradores da Vila de Maragogi - sem recursos, mas com heroísmo - que impediram e desarticularam a tentativa holandesa de desembarque em Alagoas. Em 1875, uma lei transferiu a freguesia de São Bento para Maragogi. Em maio de 1892 foi elevada à categoria de cidade, desmembrando-se de Porto Calvo. Em 1960, perdeu o distrito de Japaratinga, transformado em município.

Rios

Os rios que lhe servem de limites: com Pernambuco o rio Persinunga, com Porto Calvo o rio Carão e com Japaratinga o rio Salgado.
Bacias hidrográficas
• Do rio Salgado e seus afluentes e brejos, que alcança o mar nos Catités do São Bento;
• Do rio Maragogi, formada pelo homônimo e seus sistemas flúvio-lagumar do Camacho, ilha do Coelho brejo do Junqueiro e riacho Levadão;
• Do rio dos Paus ou Ojebire (como lhe chamavam os índios) com seus salgados de manguezais e a restinga do Arisco;
• Do rio Persinunga, cujos afluentes da margem direita são os riachos Maciáguaçu e Taúba, e da esquerda o rio Timboataba.

Turismo

Maragogi é hoje um grande pólo turístico, servindo como porta de entrada para os Estados de Alagoas e Pernambuco e se transformando no segundo maior pólo turístico do Estado. Suas praias têm mar tranquilo, areias alvas e densos coqueirais, destacando-se as de Barra Grande, Burgalhau, Peroba e São Bento. O passeio às galés (piscinas naturais) é imperdível, onde, a 6 km da costa, pode-se observar a Área de Proteção Ambiental onde estão os arrecifes de corais. No turismo rural, vale a pena uma visita ao engenho Marrecas de São Gonçalo, saboreando logo depois a culinária à base de frutos do mar e os tradicionais bolinhos de goma. Entre os eventos locais, destacam-se: o Festival do Marisco, a Abertura do Verão, a festa da Emancipação, a de São Benedito (Peroba), a de N. Sra. da Guia (Barra Grande) e a de São Bento
A maior atração turística da cidade são as belas praias, de São Bento à Péroba (povoados da cidade), são exuberantes com um verde azulado esplêndido. As piscinas naturais das Galés, no mar, a aproximadamente 6 km da costa, tem águas transparentes onde os turístas se deliciam ao banhar-se rodeados de corais e diversos peixinhos que enfeitam a área com suas infinitas cores.
A cidade dispõe de uma ótima infra-estrutura hoteleira como dois hoteis mais luxuosos de Alagoas o "Salinas de Maragogi" e o "Miramar Maragogi Resort".