sexta-feira, 14 de maio de 2010

Rotas Turísticas de Alagoas

Anexo III-Penedo

Toda a zona do município de Penedo no começo foi habitada pelos índios Caetés, que dedicavam-se a agricultura e a pesca graças a sua excelente situação às margens do Rio São Francisco, até que foi colonizada pelos portugueses.

As origens do município de Penedo remontam-se ao século XVI, no ano de 1501 a cidade foi fundada por Duarte Coelho Pereira de Albuquerque, e é considerada uma das principais cidades históricas do Brasil, palco de numerosas batalhas entre Holandeses e Portugueses no decorrer de sua história, pela disputa das terras. Também foi colonizada pelos finlandeses, que introduziram a sauna no Brasil, e sua cozinha está presente nos restaurantes mais importantes da cidade.

Anos mais tarde, em 1636, foi elevada à categoria de Vila e era conhecida como Vila de São Francisco, posteriormente denominada Penedo do Rio São Francisco, nome que provém de uma grande rocha. No ano de 1842 foi elevada a categoria de cidade e começou a ser conhecida com sua atual denominação, Penedo.

Suas principais fontes de rende ao longo de toda a sua história foram a agricultura, especialmente o cultivo da cana-de-açúcar, e a pesca, graças a estar banhada por um dos rios mais importantes de todo o país, o Rio São Francisco.

Atualmente Penedo é uma das cidades mais visitadas do Brasil, onde os turistas encontram no seu rico patrimônio histórico o principal ponto para sua visita. Destacamos especialmente os monumentos localizados no seu Centro Histórico, declarado Patrimônio Histórico Nacional, destacando a Catedral de Nossa Senhora do Rosário, a Igreja Nossa Senhora das Correntes e o conjunto formado pela Igreja Nossa Senhora dos Anjos e pelo Convento São Francisco.

PASSEIO TURISTICO PENEDO

Catedral de Nossa Senhora do Rosário - Penedo - A Catedral de Nossa Senhora do Rosário, conhecida também como Igreja Matriz de Penedo, está situada na Praça Br. de Penedo, Centro Histórico. É uma das principais Igrejas que existem no centro da cidade e ressalta por suas grandes dimensões. Sua construção foi iniciada no ano de 1690 e finalizada a princípios do século XIX. Ao longo de sua história sofreu diferentes restaurações, no ano 1815 demoliram sua fachada principal e edificaram outra em seu lugar. Destaca sua fachada de cor branca, dos lados tem duas altas torres campanário, que se encontram separadas por um bonito frontispício decorado com vitrais franceses. Em seu interior destacamos os arcos de estilo romano e as tumbas greco-romanas.

Igreja Nossa Senhora das Correntes - Penedo - A Igreja Nossa Senhora das Correntes está localizada na Praça 12 de Abril e é considerada uma das Igrejas mais belas de todo o País. Foi construída no século XVIII e no começo foi uma Igreja privada da família Lemos, mais tarde durante o movimento abolicionista foi utilizada como lugar de refúgio pelos escravos. Destaca-se por seu belo frontispício em estilo barroco, em cujos lados se sobressaem suas duas torres campanários de planta quadrada separadas por um belo frontão rematado por uma cruz. No seu interior destacamos seu altar-mor revestido e decorado com peças banhadas a ouro, lugar onde ainda encontra-se a passagem secreta utilizada pelos escravos para poder escapar.

Paço Imperial - Penedo - O Palácio Imperial de Penedo encontra-se localizado na Praça Rui Barbosa, ao lado da Igreja Nossa Senhora dos Anjos e do Convento São Francisco. Foi o lugar onde alojou-se o imperador D. Pedro II na sua visita à cidade no ano de 1859. Atualmente alberga no seu interior um interessante museu.

Igreja Nossa Senhora dos Anjos y Convento São Francisco - Penedo - O conjunto arquitetônico que formam a Igreja Nossa Senhora dos Anjos e o Convento São Francisco foi construído a partir do ano 1660 sobre as ruínas do antigo Forte Nassau e encontra-se na Praça Rui Barbosa. É um edifício com grande valor arquitetônico construído pelos padres franciscanos entre os séculos XVII e XVIII. Sua Igreja em estilo barroco destaca-se pelas pinturas realizadas em ouro que decoram seus altares e pela coroa portuguesa situada em cima da nave principal. O Convento é um dos mais antigos do Brasil e no seu interior encontramos uma bela escultura, o 'Senhor Glorioso'.

Igreja de São Gonçalo Garcia dos Homens Pardos - Penedo - A Igreja de São Gonçalo Garcia dos Homens Pardos foi construída sobre os restos de uma antiga capela dedicada ao mesmo santo em meados do século XVIII, entre o ano de 1758 e 1770, como assim testifica a descrição do seu pórtico de entrada. Destacam suas duas torres campanário em estilo neogótico erguida no final do século XIX, que substituíram as originais, de planta quadrada e rematada em forma piramidal.

Teatro Sete de Setembro - Penedo - O Teatro Sete de Setembro, inaugurado no ano de 1884, foi o primeiro teatro a ser construído no Estado de Alagoas. É sede da Imperial Sociedade Filarmônica Sete de Setembro, título concedido pelo imperador Dom Pedro II.

Museu Finlandês da Dona Eva - Penedo - O Museu Finlandês de Dona Eva encontra-se em um edifício situado à Avenida das Mangueiras. Alberga no seu interior uma importante coleção com mais de mil objetos trazidos de Finlândia no começo do século XX, destacando os belos tapetes, bordados, gravuras, livros e mapas, entre outras coisas. Foi inaugurado no ano de 1982.

Casa de Penedo - Penedo - A Casa de Penedo é um museu dedicado a história da cidade e da vida do Barão de Penedo, conhecido diplomático no Império e na República. Seu interior é sede da Fundação que leva seu nome, fundada no ano de 1992, cujos objetos são o estudo e conservação da memória da cidade.

Baile Finlandês - Penedo - O Baile Finlandês é um dos atrativos culturais com os que conta a cidade de Penedo. Acontece todos os sábados do ano no Club Finlândia, situado à Avenida das Mangueiras. São típicos os bailes e danças ao som de diferentes estilos musicais de variadas procedências, as típicas danças finlandesas, jenkka e letkis, tangos, polcas, samba, rock, entre outras modalidades.

Pequena Finlândia - Penedo - A Pequena Finlândia é um parque temático cultural inaugurado no ano de 1993 na cidade de Penedo. Foi fundada para a conservação e proteção dos bens trazidos desde Finlândia ao município na sua colonização. No seu interior podemos encontrar as reproduções das construções típicas deste país, que são utilizados como locais comerciais onde se pode adquirir seus produtos. Um dos seus edifícios mais visitados é a Casa de Papai Noel de Penedo.

Casa do Papai Noel de Penedo - Penedo - A Casa de Papai Noel de Penedo é um dos edifícios mais visitados da pequena Finlândia e está localizado na Rua das Velas. No seu interior guardam-se interessantes peças artesanais. Em frente à casa tem um anfiteatro onde são realizados diferentes atos culturais durante o ano.

Rio São Francisco O Rio São Francisco, é o terceiro maior rio do Brasil, nasce no Estado de Minas Gerais e desemboca no Oceano Atlântico no Estado de Alagoas, depois de passar pela cidade de Penedo, fazendo fronteira com o Estado de Sergipe. São famosos os passeios em canoas, lanchas e balsas que pode-se realizar por todo o seu longo recorrido. Possui pequenas praias, ilhotas e todo o seu ambiente é um lugar ideal para praticar diferentes tipos de esportes náuticos, destacando a pesca como um dos mais praticados.

Parque Turístico Ecológico de Penedo O Parque Turístico Ecológico de Penedo, PAMTEP, tem uma área de 3.014 hectares localizadas junto ao Parque Nacional de Itatiaia, primeiro parque nacional do Brasil, com o que comparte sua extraordinária variedade de fauna e flora. É um dos lugares mais visitados pelos turistas que chegam à cidade de Penedo, onde se pode realizar rotas de grande beleza por toda sua extensão.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário